O POTENCIAL BRASILEIRO
Cliente satisfeito é nossa missão de hoje e de sempre!
ENERGIA SOLAR
Do total de matriz energética brasileira, menos de 0,75% é produzido através sistemas solares fotovoltaicos. De acordo com dados de 2018, o equivalente a 1,19 GW de potência instalada.
O Brasil recebe uma insolação (número de horas de brilho do Sol) superior a 3000 horas por ano, sendo que na região Nordeste há uma incidência média diária entre 4,5 a 6 kWh. É o país com a maior taxa de irradiação solar do mundo.
forza-energia-solar-e-energia-sustentavel-sustentabilidade.jpg
Em agosto de 2011 foi inaugurada no município de Tauá, no sertão do Ceará, a MPX Tauá, primeira usina solar fotovoltaica a gerar eletricidade em escala comercial no Brasil. A usina tem capacidade inicial de geração de 1 megawatt.
Até 2017, a maior usina solar do país era a Usina Solar Cidade Azul, construída pela Tractebel Energia, composta por 19.424 painéis solares e estando localizada em uma área de 10 hectares às margens da BR-101, no município de Tubarão, estado de Santa Catarina, e gerando energia 3 MW, suficiente para abastecer cerca de 2.500 residências. O projeto faz parte de um investimento de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC).
No ano de 2017, entraram em operação as usinas Complexo Solar Lapa (BA), com 158 MW, Parque Solar Ituverava (BA), com 254 MW, e o Parque Solar Nova Olinda (PI), com 292 MW, consideradas as maiores usinas de geração solar da América Latina.
ENERGIA SOLAR
Geração distribuída (descentralizada)
A geração descentralizada, aquela gerada pelos sistemas instalados nos telhados das residências, é outra maneira de produzir energia através da luz solar. Em janeiro de 2013, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou a Norma Resolutiva 482/2012, que estabeleceu regras para a micro (até 100 kW) e a mini geração (entre 100 kW e 1.000 kW) e permitiu, em tese, que consumidores possam gerar sua própria energia e trocar o excedente por créditos por descontos em futuras contas de luz.
A partir de 1° Março 2016 entrou em vigor a Resolução Normativa 687/15 oferecendo maiores incentivos para o mercado da geração distribuída.
Estabelecimento das modalidades de autoconsumo remoto e geração compartilhada: abrindo as portas para a geração em terrenos afastados do local de consumo (mas ainda na área da mesma distribuidora) e para vizinhos que queiram participar do sistema de compensação de energia;
Possibilidade de compensação de créditos de energia entre matrizes e filiais de grupos empresariais;
Sistemas de geração distribuída condominiais (pessoas físicas e jurídicas)
O potencial máximo permitido na geração distribuída para o fonte solar foi ampliado para 5 MW. Os créditos de energia elétrica podem ser utilizados dentro do prazo de 60 meses.
De acordo com a Aneel, o número de sistemas deste tipo implantados passou de 8 (de janeiro a março de 2013) para 725 (entre abril e junho de 2015), sendo 681 sistemas fotovoltaicos, 4 biogás, 1 biomassa, 11 solar/eólica, 1 hidráulico e 27 eólicos.
O número é baixo em relação a países europeus que recebem menos irradiação solar que o Brasil.
Em dezembro de 2018, a geração distribuída já contava com 490.000 kw em operação, provenientes de 48.550 usuários.
MERCADOS DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO NORDESTE ENTÃO EM ASCENSÃO.
A demanda do Brasil por eletricidade aumentou quase 200% em 30 anos, segundo o Ministério de Minas e Energia. Especialmente, a geração distribuída está impulsionando o mercado brasileiro, uma vez que a venda de energia excedente foi isenta de impostos em 23 estados do Brasil. Em particular, o Nordeste tem excelentes condições para fortes implantações solares.
As últimas tendências em políticas, desenvolvimento de mercado e tecnologia têm estado em destaque no Intersolar Summit Brasil Nordeste, que reuniu mais de 1.000 profissionais para compartilhar conhecimentos, experiências e apresentar seus produtos, tecnologias e serviços em energia solar fotovoltaica em Fortaleza, Ceará, Brasil.
Melhores condições naturais, preços baixos para propriedades e políticas prospectivas são notáveis no Nordeste do Brasil em comparação com outras regiões. De acordo com os objetivos do Plano Fortaleza 2040, a cidade planeja ocupar 10% de seus telhados com painéis solares, além de se tornar autossuficiente em energia até 2040.
O papel da energia solar fotovoltaica no Nordeste e na operação da matriz elétrica no Brasil está crescendo continuamente, com forte potencial no mercado de energia livre, especialmente sob preços de eletricidade por hora e desafios na O & M dos projetos. Iniciativas promissoras estão em andamento: no Projeto Rio São Francisco (PISF), o uso de energia solar fotovoltaica pela Marinha, aplicações rurais, projetos com universidades, bem como PV solar integrado em produtos do nosso dia a dia, como telhas, guarda-chuvas e mochilas.
MERCADOS DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA NO NORDESTE ENTÃO EM ASCENSÃO.
ENERGIA CONCENTRADA
Sistema de concentração de energia solar (CSP) usam lentes ou espelhos e sistemas de rastreamento para focar uma grande área de luz solar em uma pequena viga. O calor concentrado é então usado como uma fonte de calor para uma central de energia convencional.
Uma vasta gama de tecnologias de concentração existem atualmente; as mais desenvolvidas são as calhas parabólicas, o refletor linear, o prato Stirling e a torre de energia solar.
VEJA OS PASSOS ABAIXO DE TODO O
PROCESSO
Esses são basicamente os passos necesários para que você tenha uma instalação de energia solar
que funione tanto em sua casa ou em sua empresa.
Orçamento
Após solicitação de orçamento fazemos uma visita técnica, o local sendo compatível para instalação, passamos para o próximo passo.
Instalação
Com os equipamentos entregues, agendamos o início da instalação do sistema.
Homologação
Cuidamos da parte burocrática, porém o tempo de resolução dependerá da liberação da concessionária.
Suporte
Fazemos todo o acompanhamento e damos suporte em todas as nossas instalações.